Reunião do Grupo de Programação Estratégica de Investigação em Águas

Data: 16/05/2022
Reunião do Grupo de Programação Estratégica de Investigação em Águas

Este grupo, é constituído por membros (pontos focais) de instituições de pesquisa, academias, investigadores, instituições públicas, privadas e outros interessados que desenvolvem suas actividades no do sector de águas

Antecedentes

O Instituto de Investigação em Águas (IIA) é uma instituição pública criada por Decreto Ministerial (Decreto no. 41/2010) com o objectivo de dotar o País da capacidade necessária para investigação e desenvolvimento tecnológico na área dos recursos hídricos.

 

O IIA, tem como missão “realizar, promover e criar condições para a realização de investigação científica que responda aos principais desafios do sector de águas, tendo em conta o papel da água como recurso vital para a promoção do desenvolvimento socioeconómico do País”.

 

Tendo em vista sua natureza transversal, a água como recurso em torno do qual se configura uma variedade de práticas sociais e interesses múltiplos, cuja articulação necessita de uma gestão integrada e inclusiva, foi criado no IIA, o Grupo de Programação Estratégica de Investigação em Águas.

Este grupo, é constituído por membros (pontos focais) de instituições de pesquisa, academias, investigadores, instituições públicas, privadas e outros interessados que desenvolvem suas actividades no do sector de águas.

 

Neste contexto, havendo necessidade de sistematização de informação ou dados referentes a investigação feita em Moçambique sobre águas, disponibilização de informação valiosa aos técnicos do sector de águas, bem como  formulação de áreas temáticas para a investigação nesta área, tendo em conta o impacto de alterações climáticas nos recursos hídricos, o acesso e disponibilidade de água para consumo humano e outros usos consumptivos,  a necessidade de prevenção contra doenças de veiculação hídrica que enfermam nossas comunidades, como a Cólera, incluindo a Covid-19, entre outras. O IIA, realiza uma Reunião de Programação Estratégica de Investigação em Águas.

 

Objectivos

A reunião constitui uma plataforma formidável para:

  • Promover e criar condições para a realização de investigação científica que responda aos principais desafios do sector de águas; e
  • Promover discussões e diálogos activos entre pesquisadores, técnicos, formuladores de políticas, implementadores, sobre como melhor traduzir evidências de programas eficazes de pesquisa em águas.

 

Público Alvo

 

A reunião terá como participantes técnicos de (pontos focais) de instituições de pesquisa, academias, investigadores, formuladores de politicas, implementadores e outros interessados que desenvolvem suas actividades no sector de águas.

 

Resultados Esperados

 

A realização deste encontro permitirá ao IIA os seguintes resultados:

  • Revitalizar o Grupo de Programação Estratégica de Investigação em Águas;
  • Alinhar a investigação científica em águas aos planos de desenvolvimento nacionais, considerando aspectos sociais, culturais e ambientais; e
  • Consolidar a capacidade de mobilização de recursos para a realização de investigação científica em águas.

 

 

Local e Data

 

A reunião será realizada nas instalações do Instituto de Investigação em Águas, aos 26 de Maio de 2022.

 

Proposta de Programa

Hora Actividade Responsável
08:00 Chegada e registo de convidados Protocolo
08:30 - 08:45 Ponto de Situação sobre o Grupo de Programação Estratégica de Investigação em Águas

Dra. Roda Sansão Nuvunga Luís - Directora Geral do IIA

 

08:45 - 09:00 Discussão Todos
10:00 - 10:25 Intervalo de Café Todos
10:25 - 10:50 Áreas temáticas de investigação científica em águas com impacto para o Desenvolvimento Social.

Prof. Doutor João Mutondo-IWEGA/ Prof. Doutor Emílio Magaia-IWEGA

 

10:50 - 11:15 Discussão Todos
11:15- 11:35 Financiamento de Investigação científica no sector de águas Todos
11:35-12:00 Discussão Todos
12:00 - 12:10 Considerações finais e Encerramento Dra. Roda Sansão Nuvunga Luís - Directora Geral do IIA
12:10-12:30 Lanche reforçado Todos