O Instituto de Investigação em Água, celebra a 22 de Março

Data: 16/06/2020
O Instituto de Investigação em Água, celebra a 22 de Março

O Dia Mundial da Água é celebrado com o intuíto de realizar actividades que promovem a conscientização do público, por meio de acções relacionadas à conservação e ao desenvolvimento dos recursos hídricos.

 

Lema: Água Subterrânea- tornando o invisível visível

Contextualização

A Assembleia geral das Nações Unidas declarou, por meio da resolução 47/193 de 22 de Dezembro de 1992, que apartir de 1993, anualmente seria celebrado aos 22 de Março, o Dia Mundial da Água.

O Dia Mundial da Água é celebrado com o intuíto de realizar actividades que promovem a conscientização do público, por meio de acções relacionadas à conservação e ao desenvolvimento dos recursos hídricos.

Anualmente, o lema do Dia Mundial da Água é seleccionado pela UN-Water em consulta às demais organizações da ONU que compartilham interesse no enfoque daquele ano. O lema também está alinhado com o foco do Relatório Mundial sobre o Desenvolvimento da Água coordenado pelo Programa Mundial de Desenvolvimento da Água (World Water Development Programme).

Para o corrente ano, os objectivos do Dia Mundial da Água são:

  • Consciencializar 2,2 bilhões de pessoas que vivem sem acesso à água potável;
  • Apoiar a realização do Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 6 -  água e saneamento para todos até 2030;
  • Estabelecer diferentes estratégias que visam enfrentar a crise global de água e fortalecer a resiliência face aos efeitos das mudanças climáticas.

 

O lema do corrente ano é "Água Subterrânea: tornando o invisível visível". De acordo com a UN-Water, a água subterrânea é invisível, mas seu impacto é visível em todos os lugares. Nas regiões áridas pode ser a única fonte disponível para população, portanto é um bem a ser valorizado. Quase toda água doce no mundo é subterrânea, apoiando o abastecimento de água potável, sistemas de saneamento, agricultura, indústria, ecossistemas.

Estrategicamente, é preciso analisar o recurso hídrico subterrâneo. A primeira é sobre a grande capacidade de armazenamento dos aquíferos, que permitiria garantir e regularizar o abastecimento das cidades, bem como a irrigação, mesmo em longos períodos de estiagem, fenómeno que tende a se agravar diante das mudanças climáticas globais. A segunda é que, no contexto hídrico actual, as águas subterrâneas tornaram-se imprescindíveis.

As águas subterrâneas desempenharão um papel determinante na adaptação às mudanças climáticas, pois de acordo com CUBASCH (2013) afirma-se que no decorrer do tempo as águas subterrâneas sofrerão com a qualidade na sua recarga, e o esgotamento das águas subterrâneas será maior do que a sua recarga.

As regiões dependentes de recursos subterrâneos são mais resilientes à estiagem e têm mais condições de enfrentarem os desafios impostos pelas mudanças climáticas.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior através do Instituto de Investigação em Águas tem celebrado o Dia Mundial da Água e desenvolvido acções de capacitação no campo de águas.

O Instituto de Investigação em Águas (IIA), é uma instituição pública criada por Decreto Ministerial (Decreto 41/2010) com o objectivo de dotar o País da capacidade necessária para investigação e desenvolvimento tecnológico na área dos recursos hídricos.

Na celebração do Dia Mundial da Água, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através do IIA e em colaboração com a UNESCO, tem organizado seminários envolvendo estudantes, académicos e comunidade no geral.

No corrente ano, será realizada uma palestra para estudantes na Escola Secundária Francisco Manyanga com os investigadores do IIA e docentes da Universidade Eduardo Mondlane, a fim de conscientizar os alunos sobre a importância das águas subterrâneas.

 

Objectivos do Seminário

  • conscientizar a população sobre o uso sustentável da água subterrânea e preservação dos recursos hídricos;
  • Envolver os alunos e docentes nas discussões sobre o crescente desafio para garantir água em quantidade e qualidade para todos;
  • Valorizar a água economicamente, socialmente, culturalmente e ambientalmente.

 

Grupo Alvo

O presente seminário é dirigido a estudantes e docentes do Ensino Secundário.

 

Resultados Esperados

  • A realização desta actividade permitirá aos participantes aperfeiçoarem matérias relacionadas com gestão das águas subterrâneas, valorização dos recursos hídricos, considerando aspectos sociais, culturais e ambientais;
  • Além disso, permitirá colher subsídios para as acções de controle de poluição ambiental e gestão dos recursos hídricos.

 

Data

O evento será realizado aos 22 de Março, que conscide com o Dia Mundial da Água.

 

Proposta de Programa

Tempo Actividade Rensponsavel
                      

09:00 – 09:10

 

 

  • Notas de boas-vindas
  • Apresentação do IIA e dos Objectivos do Dia Mundial de Agua

 

Dra. Roda Sansão Nuvunga Luís           
Moderador: Dr. Sérgio Machava
09:10 – 09:30
  •  Importância das Águas Subterrâneas

Enga. Tânia Mabote

 

09:30-09:50
  •  

Prof. Doutora Tatiana Kuleshov

 

09:50 – 10:20 Sessão de Perguntas e Respostas

Todos

 

10:20 – 10:50 Lanche          Todos
10:50 – 11:00 Encerramento IIA