Celebração do Dia Mundial da Água 2024

Data: 03/04/2024
Celebração do Dia Mundial da Água 2024

Nota Conceptual da Celebração do Dia Mundial da Água

Lema: “Aproveitando a Água para a Paz”

Contextualização

A Assembleia geral das Nações Unidas declarou, por meio da resolução 47/193 de 22 de Dezembro de 1992, que a partir de 1993, anualmente seria celebrado aos 22 de Março, o Dia Mundial da Água.

O Dia Mundial da Água é celebrado com o objectivo de realizar actividades que promovem a consciencialização do público, por meio de acções relacionadas à gestão dos recursos hídricos. Anualmente, o lema do Dia Mundial da Água é seleccionado pela UN-Water em consulta às demais organizações da ONU que compartilham interesse no enfoque daquele ano. O lema também está alinhado com o foco do Relatório Mundial sobre o Desenvolvimento da Água coordenado pelo Programa Mundial de Desenvolvimento da Água (World Water Development Programme).

Para o  corrente ano o lema é “Aproveitando a Água para a Paz”. De acordo com a UN-Water, a água pode criar paz ou desencadear conflitos. Quando a água é escassa ou poluída, ou quando as pessoas têm acesso desigual ou nenhum acesso, pode originar as tensões entre os países e comunidades que podem aumentar dependendo de cada situação.

Mais de 3 biliões de pessoas em todo mundo, dependem da água que atravessa fronteiras nacionais. No entanto, apenas 24 países a nível global têm acordos de cooperação para toda água partilhada. À medida que os impactos das alterações climáticas aumentam e a população cresce, há uma necessidade urgente de fortalecer as cooperações entre os países, no âmbito da protecção e conservação do recurso precioso.  A saúde pública, os sistemas alimentares e energéticos, a produtividade económica, e a integridade ambiental dependem de um ciclo de água que funcione bem e seja gerido de forma equitativa.

No âmbito do compromisso “Promoção da Água para a Paz”, o Centro de água de Genebra,  localizado na Universidade de Genebra, cuja missão consiste em compreender melhor e prevenir tensões relacionadas com a água entre os seus utilizadores  a nível internacional, pretende apoiar o progresso em todos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, com um foco específico nos ODS 6, 16 e 17. O objectivo 6, consiste em assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos. O objectivo 16, corresponde a promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso a justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. O objectivo 17, consiste em fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

De acordo com a ONU, 60% da água doce flui por mais de 250 bacias hidrográficas, distribuídas em 148 países. Devido a distribuição fragmentada, a única maneira de administrar os recursos hídricos do mundo com eficiência é por meio da cooperação multilateral. Reconhecendo os enormes desafios a serem enfrentados, será necessário estabelecer sistemas de gestão da água resilientes e integrados, inovação tecnológica para reciclagem da água, tratamento de águas residuais e desenvolvimento do sistema água-energia renovável nas regiões urbanas.

Moçambique é um país de jusante, partilhando nove (9) das quinze (15) bacias hidrográficas internacionais da região da SADC. Os rios são os maiores transportadores dos principais recursos hídricos do país, dos quais mais de 50% são originados nos países de montante. Esta situação, desafia o país a estabelecer uma cooperação pacífica de modo a evitar tensões entre os países da região.

 

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior através do Instituto de Investigação em Águas tem celebrado o Dia Mundial da Água e desenvolvido acções de capacitação no campo de abastecimento de água e saneamento, gestão de riscos e, gestão de águas subterrâneas. O Instituto de Investigação em Águas (IIA), é uma instituição pública criada pelo Decreto 41/2010, de 20 de Outubro, com o objectivo de dotar o País da capacidade necessária para investigação e desenvolvimento tecnológico na área dos recursos hídricos.

Na celebração do Dia Mundial da Água, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através do IIA e em colaboração com a UNESCO e outros actores, tem organizado seminários envolvendo estudantes, investigadores, académicos, operadores privados de água e comunidade no geral.

Neste contexto, no corrente ano, pretende-se realizar um seminário para estudantes na Escola Secundária de Nhongonhane, operadores privados de água e outras partes interessadas, a fim de consciencializar os alunos sobre a importância de valorizar a água para a paz.

 

Objectivos do Seminário

  • Consciencializar o grupo alvo sobre o uso sustentável da água doce e preservação dos recursos hídricos;
  • Partilhar, com o grupo alvo, as acções/ acordos do país no âmbito das bacias hidrográficas compartilhadas;
  • Valorizar a água economicamente, socialmente, culturalmente e ambientalmente,
  • Consciencializar o grupo alvo sobre os impactos das mudanças climáticas na disponibilidade de água

 

Grupo Alvo

O presente seminário é dirigido a estudantes e professores do Ensino Secundário, operadores privados, gestores de desastres e mudanças climáticas.

 

Resultados Esperados

A realização desta actividade permitirá alcançar os seguintes resultados aos participantes:

  • Aperfeiçoadas, pelos participantes, as matérias relacionadas à valorização da água doce, considerando aspectos sociais, culturais e ambientais;
  • Partilhada informação sobre as acções desencadeadas pelo país no âmbito das bacias hidrográficas compartilhadas;
  • Participantes sensibilizados sobre a necessidade de promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável.
  • Divulgados os impactos das mudanças climáticas na disponibilidade de água

 

Data

O evento será realizado aos 22 de Março de 2024, Dia Mundial da Água.

 

 

Programa das Comemorações do Dia Mundial da Água

Aproveitando a Água para a Paz”

Hora Actividade Responsável
Discursos/Intervenções
10:00 – 10:30 Chegada, registo dos participantes Protocolo
10:15 – 10:45 Encontro de cortesia entre Sua Excelência Vice-Ministro da Ciencia, Tecnologia e Ensino Superior; Sua Excelência o Edil do Município de Marracuene; Excelentíssimo Vereador de Água e Saneamento; e Excelentíssima Directora do IIA. Protocolo
10:30-10:40 Entrada dos participantes na sala de conferências Protocolo
10:40-10:45 Entrada do Presidium

Mestre de Cerimónia

Prof. Ivone Muocha

10:45-10:50 Entoação do Hino Nacional
10.50-11:55 Apresentação do Programa
10:55-11.10 Sua Excelência Edil de Marracuene S. Excia Shafee Sidat
11.10-11.25 Directora do IIA Exma. Roda Nuvunga Luís            
11.25 – 11.45  S.Excia Vice - Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior S.Excia Edson Macuácua
11.45-11.50 Saída do Presidium, Foto de ocasião Protocolo
11.50-12:00 Intervalo Todos
Apresentações
Moderadora: Prof. Ivone Muocha
12:00-12:20 Impactos das mudanças climáticas na disponibilidade de água Prof. Doutor Genito Marrule
12:20-12:35 Água na Agricultura: Gestão da água para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas Anabela Chambule Tivana
12:35 – 12:50 Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos: promovendo a disponibilidade e qualidade da água para todos  Tânia Mabote
12:50 – 13:10 Sessão de Perguntas e Respostas Todos
13:10 - 13:30

Encerramento

 

Ângelo Jasse

(Vereador da Água e Saneamento)

13:30 Lanche Todos

 

Aproveitando a Água para a Paz”