Celebração do Dia Mundial da Água

Data: 09/03/2023
Celebração do Dia Mundial da Água

A Assembleia geral das Nações Unidas declarou, por meio da resolução 47/193 de 22 de Dezembro de 1992, que a partir de 1993, anualmente seria celebrado aos 22 de Março, o Dia Mundial da Água.

Celebração do Dia Mundial da Água

Lema: Acelerando a Mudança

 

Contextualização

 

O Dia Mundial da Água é celebrado com o intuito de realizar actividades que promovem a conscientização do público, por meio de acções relacionadas à conservação e ao desenvolvimento dos recursos hídricos.

Anualmente, o lema do Dia Mundial da Água é seleccionado pela UN-Water em consulta às demais organizações da ONU que compartilham interesse no enfoque daquele ano. O lema também está alinhado com o foco do Relatório Mundial sobre o Desenvolvimento da Água coordenado pelo Programa Mundial de Desenvolvimento da Água (World Water Development Programme).

Para o corrente ano, os objectivos do Dia Mundial da Água são:

  • Consciencializar 2,2 bilhões de pessoas que vivem sem acesso à água potável;
  • Apoiar a realização do Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 6 - Água e Saneamento para todos até 2030.

 

O lema do corrente ano é “Acelerando Mudanças”. De acordo com a UN-Water, é necessário acelerar a mudança para resolver a crise de água e saneamento, porque a gestão da água afecta toda população. A comunidade pode fazer a diferença mudando a forma como usa, consome e gerencia a água em suas vidas.

Um quarto da população mundial, não dispõe de serviços de água potável geridos de forma segura. A UN-Water afirma que os governos em média, deverão trabalhar quatro vezes mais rápido para cumprir com o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 6. Actualmente, o planeta tem água suficiente para alcançar o ODS 6, porém, a falta de financiamento, governança, manejo e infraestruturas impede o acesso às necessidades básicas da população no mundo. Além disso, as pressões e implicações associadas à urbanização acelerada e às mudanças climáticas, tornam o objectivo de água e saneamento universal mais urgente do que nos anos anteriores.

De acordo com a ONU, 60% da água doce flui por mais de 250 bacias hidrográficas, distribuídas em 148 países. Devido a distribuição fragmentada, a única maneira de administrar os recursos hídricos do mundo com eficiência é por meio da cooperação multilateral.

Neste contexto, reconhecendo os enormes desafios a serem enfrentados, será necessário estabelecer sistemas de gestão da água resilientes e integrados, inovação tecnológica para reciclagem da água, tratamento de águas residuais e desenvolvimento do sistema água-energia renovável nas regiões urbanas.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior através do Instituto de Investigação em Águas tem celebrado o Dia Mundial da Água e desenvolvido acções de capacitação no campo de uso sustentável da água e saneamento.

O Instituto de Investigação em Águas (IIA), é uma instituição pública criada por Decreto Ministerial (Decreto 41/2010) com o objectivo de dotar o País da capacidade necessária para investigação e desenvolvimento tecnológico na área dos recursos hídricos.

Na celebração do Dia Mundial da Água, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através do IIA e em colaboração com a UNESCO, tem organizado seminários envolvendo estudantes, académicos e comunidade no geral.

No corrente ano, será realizado um seminário para estudantes na Escola Secundária Quisse Mavota com os investigadores do IIA e docentes da Universidade Eduardo Mondlane, a fim de conscientizar os alunos sobre a urgência de mudança de comportamento no uso da água.

 

 

 

 

 

Objectivos do Seminário

  • conscientizar a população sobre o uso sustentável da água e preservação dos recursos hídricos;
  • Envolver os alunos e docentes nas discussões sobre o crescente desafio para garantir água em quantidade e qualidade para todos;
  • Valorizar a água economicamente, socialmente, culturalmente e ambientalmente.

 

Grupo Alvo

O presente seminário é dirigido a estudantes e docentes do Ensino Secundário.

 

Resultados Esperados

•           A realização desta actividade permitirá aos participantes aperfeiçoarem matérias relacionadas a valorização da água, considerando aspectos sociais, culturais e ambientais;

•           Além disso, permitirá colher subsídios para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 6.

 

Data

O evento será realizado aos 22 de Março, que coincide com o Dia Mundial da Água.

 

Proposta de Programa

Tempo Actividade Responsável
                     

09:00 – 09:10

 

 

  • Notas de boas-vindas
  • Apresentação do IIA e dos Objectivos do Dia Mundial de Água

 

Dra. Roda Sansão Nuvunga Luís           
Moderador:
09:10 – 09:30
  •  Uso Racional da Água

Enga. Tânia Mabote

 

09:30-10:30
  • Estudo  da qualidade das águas subterrâneas e superficiais  das regiões  da Manhiça e  Matutuíne para fins de consumo humano

Prof. Doutora Tatiana Kuleshov

 

10:30– 11:00 Sessão de Perguntas e Respostas

Todos

 

11:00 – 11:30 Lanche Todos
11:30 – 12:00 Encerramento IIA